São Paulo igualou ontem seu recorde de menor temperatura máxima para junho em 30 anos, com 13,5°C registrados na zona norte. Moradores da Zona Noroeste (Perus, Jaraguá, Anhanguera) devem se preparar para o aquecimento que chega no fim de semana, com máximas de até 25°C.
A capital paulista registrou uma tarde gelada na quinta-feira (25). A máxima foi de 13,5°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte, igualando a menor temperatura máxima desde 29 de junho de 1996, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A medição foi realizada pela estação convencional do Inmet. Na quarta-feira (24), a máxima havia sido de 13,9°C na estação automática do Mirante de Santana. Para quem se desloca pela Linha 7-Rubi da CPTM (que atende Perus e região) ou pelas Rodovias Anhanguera e Bandeirantes, o frio intenso exigiu cuidados extras com roupas adequadas e aquecimento nos veículos.
A boa notícia é que a massa de ar polar começa a avançar para o oceano a partir desta sexta-feira (26), favorecendo a elevação gradual das temperaturas. A previsão para a Grande São Paulo ainda indica muitas nuvens e possibilidade de chuviscos, com chance de rápidas aberturas de sol à tarde.
O fim de semana trará alívio significativo. A previsão é de máxima de 22°C no sábado (27) e de 25°C no domingo (28), com predomínio de sol e sem expectativa de chuva. O calor continua no início da próxima semana, com tardes registrando entre 23°C e 25°C pelo menos até terça-feira (30). As mínimas ficam entre 13°C e 15°C, com possibilidade de nevoeiro nas primeiras horas da manhã.
Outras capitais brasileiras também enfrentaram recordes de frio. Florianópolis registrou 3,7°C, superando o recorde anterior de 5,9°C. Curitiba marcou 2,3°C, a menor temperatura do ano, e Rio Branco enfrentou 13,7°C, estabelecendo um novo recorde de frio em 2026.
Destaques do Conhecimento
- São Paulo igualou o recorde de menor temperatura máxima para junho em 30 anos, com 13,5°C
- Massa de ar polar começa a avançar para o oceano a partir de sexta-feira, elevando gradualmente as temperaturas
- Fim de semana terá aquecimento com máximas de 22°C (sábado) e 25°C (domingo), sem expectativa de chuva
- Calor continua na próxima semana com tardes entre 23°C e 25°C até terça-feira (30)
- Outras capitais como Florianópolis, Curitiba e Rio Branco também bateram recordes de frio em 2026
Fonte original: UOL Cotidiano | Adaptação: Equipe Perus Online | Publicação: 27/06/2026



































