É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Ziraldo Alves Pinto, aos 91 anos, o renomado desenhista e escritor responsável por criar personagens icônicos como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A triste notícia foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado (6).
Ziraldo nos deixou enquanto dormia, em sua residência no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por volta das 15 horas. Sua partida deixa um vazio imensurável no mundo das artes e na cultura brasileira.
Nascido em 24 de outubro de 1932, em Caratinga (MG), Ziraldo sempre teve uma ligação íntima com as artes desde a infância. Seu primeiro desenho foi publicado aos seis anos de idade, e a partir daí sua trajetória brilhante foi se consolidando.
Nos anos 1960, Ziraldo foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, veículo de grande importância na resistência à ditadura militar no Brasil. Além de desenhista e escritor, Ziraldo também atuou como chargista, caricaturista e jornalista, deixando sua marca indelével em várias gerações.
Seu legado inclui uma vasta produção literária e artística, sendo o criador de personagens que conquistaram o coração de milhares de brasileiros, como Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho, além, é claro, do adorável “Menino Maluquinho”.
Ziraldo será eternamente lembrado não apenas como um talentoso artista, mas como um defensor incansável da liberdade de expressão e da democracia.
Que seu espírito criativo e sua paixão pela arte continuem inspirando gerações futuras. Nossos sentimentos à família e aos fãs enlutados.
#PerusOnline #Ziraldo #OMeninoMaluquinho #Luto