--°C em Perus
AO VIVO Rádio Conexão | Perus Online
ÚLTIMAS
Carregando notícias de Perus...

Pedágios de SP ficam mais caros em julho: Anchieta e Imigrantes aumentam R$ 1,90 por passagem

Rodovias Anchieta e Imigrantes terão aumento de R$ 1,90 por passagem a partir de 1º de julho. Motoristas da Zona Noroeste que utilizam essas vias para descer à Baixada Santista enfrentarão custos maiores.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) aprovou reajuste nas tarifas de pedágio que afetará diversos motoristas paulistas. O Sistema Anchieta-Imigrantes, principal ligação entre a capital e a Baixada Santista, receberá o maior impacto.

design-sem-nome-2026-02-05t120003481-1 Pedágios de SP ficam mais caros em julho: Anchieta e Imigrantes aumentam R$ 1,90 por passagem
Rodovias Anchieta e Imigrantes terão aumento de tarifa a partir de julho de 2026

O valor do pedágio nas rodovias Anchieta e Imigrantes passará de R$ 38,70 para R$ 40,60. Quem transita por essas vias desembolsará R$ 1,90 a mais por passagem. A cobrança continua sendo realizada apenas no sentido litoral, nas praças de Riacho Grande (km 31) e Piratininga (km 32).

Mesmo com o reajuste, as duas rodovias seguem entre as mais caras do país para veículos de passeio. Para moradores da Zona Noroeste de São Paulo que utilizam essas rodovias para acessar a Baixada Santista ou o litoral sul, o impacto será significativo, especialmente para quem faz trajetos frequentes.

Outras rodovias administradas pela Ecovias também receberão aumentos. Na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Santos (km 250), o pedágio sobe de R$ 18,30 para R$ 19,20. Na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em São Vicente (km 280), o valor passa de R$ 10,90 para R$ 11,40.

Segundo a Artesp, o reajuste faz parte da atualização anual prevista nos contratos de concessão das rodovias paulistas. A correção baseia-se em índices de inflação, e algumas concessionárias receberam acréscimo de R$ 0,10 por praça para compensar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

O aumento será aplicado em outras concessionárias que administram rodovias no estado, como AutoBAn, Intervias, Ecopistas, SPMAR, Rota das Bandeiras, Colinas, CART, ViaRondon, SPVias, Tietê, Rodoanel Oeste e Tamoios. Para a maioria, os novos valores entram em vigor em 1º de julho. A exceção é a Entrevias, cujas tarifas serão reajustadas no dia 6 de julho.

Destaques do Conhecimento

  • Pedágios das rodovias Anchieta e Imigrantes aumentam de R$ 38,70 para R$ 40,60 a partir de 1º de julho
  • Motoristas pagarão R$ 1,90 a mais por passagem nas principais vias de acesso à Baixada Santista
  • Reajuste faz parte da atualização anual prevista nos contratos de concessão das rodovias paulistas
  • Outras rodovias do estado também receberão aumentos de tarifas no mesmo período

Fonte original: Metrópoles São Paulo | Adaptação: Equipe Perus Online