Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abraço à democracia marcará dois anos da tentativa de golpe

Uma série de eventos previstos para o dia 8 de janeiro, em Brasília, vai marcar os dois anos da tentativa de golpe contra a democracia no Brasil. A programação inclui desde um abraço simbólico na Praça dos Três Poderes até a entrega de obras restauradas após a destruição provocada por criminosos no começo de 2023. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma das autoridades com presença confirmada.

A agenda começa às 9h30min, no Palácio do Planalto, quando serão devolvidas ao patrimônio público 21 peças, entre elas uma ânfora [vaso] portuguesa de cerâmica danificada nos ataques. As obras foram recuperadas por equipes especializadas no próprio Palácio da Alvorada. A exceção é um relógio do século 17, presente da Corte Francesa a Dom João VI, consertado na Suíça sem custo para o Brasil.

Na sequência, às 10h30min, será feito o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti. Além disso, cinco alunos do Projeto de Educação Patrimonial vão entregar ao presidente Lula réplicas que produziram da ânfora e de As Mulatas. Logo depois, às 11h, está programada uma cerimônia com a presença de autoridades no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

A programação encerra com o “Abraço da Democracia”, na Praça dos Três Poderes. Será um ato simbólico com a participação do chefe do executivo federal após o evento do Salão Nobre. O presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público para esse abraço.

Share this content: