Guilherme Fuoco, de 34 anos, surpreendeu muitos quando decidiu deixar seu cargo na TV Globo, onde trabalhava como editor de textos e havia participado da cobertura da Copa do Mundo de 2018. Tudo isso para se dedicar ao jornalismo comunitário em seu bairro natal, o Limão, na zona norte de São Paulo. O que inicialmente parecia uma loucura se transformou em um empreendimento de sucesso.
Cinco anos depois, Fuoco já conta com mais de cem anunciantes, emprega 13 pessoas e tem como meta atingir um faturamento mensal de R$ 100 mil. Seu projeto, o “Tem no Limão”, é voltado principalmente para o Instagram, onde reúne quase 40 mil seguidores em um bairro com cerca de 80 mil habitantes.
Embora não revele os números exatos de seu faturamento, Fuoco admite que pode estar mais próximo de alcançar a marca dos seis dígitos do que imagina. Parte de sua receita vem de permutas, como o aluguel do escritório onde sua empresa opera.
O objetivo de Fuoco vai além de ser apenas um canal comunitário; ele quer transformar o bairro do Limão. “Fazemos a divulgação do Limão. Mostramos os problemas, cobramos a prefeitura. Queremos fazer o Limão se conhecer. Por isso usamos o lema ‘não precisa sair do bairro. Tem no Limão'”, afirma.
Com seu trabalho, Fuoco espera não apenas informar, mas também unir a comunidade e promover melhorias no bairro onde cresceu.
Perus Online: Jornalismo Comunitário com o Mesmo Propósito
Assim como o projeto de Guilherme Fuoco no Limão, o site Perus Online também busca transformar e fortalecer a comunidade de Perus, na zona norte de São Paulo. Focado em notícias locais, informações sobre comércio e serviços, além de entretenimento e política, o Perus Online promove a interação comunitária e a divulgação de negócios locais.
O site oferece uma plataforma para que os moradores possam denunciar problemas, acessar destaques e esportes, e entrar em contato direto com os administradores via telefone e email. O objetivo do Perus Online é fornecer informações relevantes e unir a comunidade, promovendo um senso de pertencimento e melhorias no bairro.