Com mais 4 dias de programação, o SPerifas será realizado nos bairros de Perus, Itaim Paulista, Vila Maria, Parelheiros e Bela Vista
A PretaHub, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o Instituto ISYN e o Ticket, realiza a 2ª edição do SPerifas, projeto dedicado à promoção e celebração da cultura e do empreendedorismo periférico de São Paulo. O evento vai até 03 de dezembro e conta com uma programação repleta de atrações.
Terão apresentações musicais, exposições de arte, rodas de conversa e feira de produtos e serviços com empreendedores locais, a Feira Preta Pocket.O SPerifas será realizado em cinco distritos da capital paulista: Perus, Itaim Paulista, Vila Maria, Parelheiros e Bela Vista.
A iniciativa é resultado de um processo formativo iniciado em março deste ano, com incentivo do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC), que selecionou cem empreendedores dessas regiões para a jornada de formação empreendedora da PretaHub, o Afrolab, onde tiveram acesso à cursos e mentorias em vendas, marketing digital, educação financeira, comunicação, e muito mais.
E agora, a PretaHub retorna às regiões promovendo shows, apresentações artísticas, rodas de conversa e exposições, além da feira de empreendedorismo, com a participação dos empreendedores formados no Afrolab. A primeira atividade ocorreu no último domingom (29), no Distrito de Perus.
Segundo Adriana Barbosa, idealizadora do projeto, fundadora da Feira Preta e Diretora Executiva da PretaHub, o SPerifas foi uma maneira de levar a essência e a história do Festival Feira Preta para as periferias. O Festival será realizado em maio de 2024. Ela reforça que levar essa programação para bairros periféricos faz com que estes sejam vistos além da ótica da escassez.
“Essa segunda edição é mais uma amostra da potência do nosso trabalho em prol dos afroempreendedores. O intuito do evento é possibilitar uma experiência enriquecedora, sobretudo no que diz respeito à cultura e à economia criativa“, afirma.
Confira a programação:
05 de novembro – SPerifas Vila Maria às 14h.
Local: Galpão ZN – Rua Severa, 212 – Vila Maria Baixa, São Paulo/SP
12 de novembro – SPerifas Itaim Paulista às 14h.
Local: Casa de Cultura Itaim Paulista – Rua Monte Camberela, 490 – Vila Silva Teles, São Paulo/P
26 de novembro – SPerifas Parelheiros às 14h.
Local: CEU Parelheiros – Rua José Pedro de Borba, 20 – Jardim Novo Parelheiros, São Paulo/SP
03 de dezembro – SPerifas Bela Vista às 14h.
Local a definir.
Sobre SPerifas
SPerifas é um projeto anual dedicado à promoção da cultura e ao destaque de artistas e empreendedores locais nas periferias de São Paulo. Sua missão é empoderar comunidades e celebrar a diversidade cultural que torna a cidade única. O evento é realizado pela PretaHub e apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, ISYN e Ticket, entre outros parceiros locais.
Sobre a PretaHub
A PretaHub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de vinte e um anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora. Saiba mais através do site.
Sobre o Instituto SYN
O Instituto SYN (ISYN) é o braço social da SYN Prop & Tech e, por meio de parcerias estratégicas, promove projetos e ações de Empregabilidade, Empreendedorismo, Relacionamento & Cultura, e Voluntariado. Tais iniciativas são direcionadas às comunidades dos entornos dos shoppings centers administrados pela SYN, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Empreendendo ações que possam gerar renda, aprendizagem e capacitação profissional, o ISYN busca colaborar para a mobilidade social e, assim, ajudar a ampliar os níveis de inclusão no Brasil.