Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de SP abre um Armazém Solidário

Localizado no City Jaraguá, espaço conta com 500m² e é voltado para pessoas em vulnerabilidade social

Pensando em melhorar a segurança alimentar de famílias que estão em vulnerabilidade social, a Prefeitura de São Paulo inaugurou, no último dia 6 de março, uma nova unidade do Armazém Solidário, localizado nas instalações do Sacolão City Jaraguá, na Rua Paulo Arentino, Altura do nº 727.

A nova unidade tem 500m² de área e conta com produtos alimentícios, itens de limpeza e higiene pessoal e conta com preços em média 30% mais baixos, se comparados aos mercados.

Realizado pela Prefeitura da capital paulista, através da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA), o Armazém do City Jaraguá é o segundo entregue do projeto, se juntando a unidade de São Miguel Paulista.

Armazem-Solidaro-City-Jaragua4-Copy Prefeitura de SP abre um Armazém Solidário
Foto: Marcio A. Ebert

E já existem planos para expansão, com a entrega de mais duas unidades, ainda no mês de março, segundo planejamento da SESANA.

No mês de abertura da unidade de São Miguel Paulista, foram 6,7 mil atendimentos e em média 282 vendas por dia. Além desses números, foram mais de 3 toneladas de alimentos distribuídos de forma gratuita.

“Nesses locais, idealizados especialmente para as pessoas que mais necessitam, cidadãos em vulnerabilidade terão condições de buscar, com dignidade, a segurança alimentar e a escolha de seus alimentos com qualidade. O objetivo é criar uma nova cultura alimentar para esta população”, destaca Carlos Fernandes, secretário executivo de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento da cidade de São Paulo.

Os produtos alimentícios que podem ser encontrados nos Armazéns Solidários são os minimante processados, fontes de proteínas in natura, sucos natura, artigos de padaria, hortifrúti e orgânicos.

O Programa Armazém Solidário é voltado para os cidadãos que residem em São Paulo e estão com o Cadastro Único ativo. Pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social também podem fazer compras por lá, como menores de 16 anos que moram em abrigos, representantes legais de idosos que se enquadram no programa acamados, moradores de rua, catadores de materiais recicláveis e beneficiários do POP Rua.

Por CPF, é permitido uma compra por dia e também há alguns itens que contam com limite de quantidade máxima. E a unidade do Armazém Solidário do City Jaraguá vai ter uma Banca Solidária, que oferece alimentos obtidos de doação do Banco de Alimentos.

“Com a inauguração desse e de mais armazéns, nosso próximo passo é a aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar, além de produtos orgânicos, também a custos menores e acessíveis para a população em vulnerabilidade”, ressalta o secretário.

O programa Armazém Solidário, que é custeado pelo Fundo de Abastecimento Alimentar de São Paulo (FAASP) e é gerido pelo Instituto Nacional de Tecnologia, Educação, Cultura e Saúde (INTECS) e pela Organização Social Civil (OSC), tem previsão de abrir mais sete outras unidades na capital paulista.

Os bairros que vão ser atendidos com um Armazém Solidário são: Guaianases, Cidade Tiradentes, Freguesia do Ó e Jaraguá.

Share this content: