O Congresso aprovou e Biden sancionou a lei que proíbe o TikTok nos EUA caso a ByteDance não venda o aplicativo para uma empresa americana — o prazo é janeiro do ano que vem.
O impacto: Os EUA são o país onde o TikTok é mais popular, com quase 150 milhões de usuários e uma receita anual de mais de US$ 15 bilhões só na Terra do Tio Sam.
O jogo de xadrez por trás… 🇺🇸♟️🇨🇳
Alguns relatórios da inteligência dos EUA dizem que o governo da China espiona usuários pelo algoritmo da plataforma e tem forte influência nas eleições americanas.
Na prática, o que vai acontecer agora é uma verdadeira disputa de ofertas para ver quem compra a operação do aplicativo nos EUA. Microsoft, Oracle e alguns fundos já mostraram interesse.
O outro lado: O TikTok nega as acusações de espionagem, e diz que o banimento é uma medida de censura. Além disso, o CEO do app postou um vídeo dizendo que a empresa vai recorrer na Justiça.
- Segundo ele, o TikTok contribui diretamente para o faturamento de mais de 7 milhões de empresas americanas, gerando US$ 24 bilhões todos os anos para a economia do país.
No fim do dia… A venda forçada pode abrir a porteira para que mais companhias estrangeiras tenham que se desfazer das operações nos EUA — e o contrário também pode começar a acontecer com empresas americanas, na China, principalmente.