Escolhe, clica, paga e volta para a reunião no Zoom. Essa sequência está cada vez mais comum para quem trabalha de forma remota e não consegue resistir à tentação de uma comprinha online.
Dados das empresas de e-commerce mostram que os horários em que os negócios mais bombam são justamente aqueles em que a maioria das pessoas está no meio do expediente.
- Os gastos semanais no varejo online atingem o pico das 10h às 13h nas sextas-feiras, quando a semana de trabalho está chegando ao fim;
- Mais de 1/4 das mulheres que costumam comprar pela internet admitem que fazem isso durante o expediente;
- 41% dos membros da Gen Z dizem que a hora ideal para comprar é durante o home-office.
A lógica é simples: Pelo visto, o trabalho remoto permite mais oportunidades de avaliar aquele produto que está há um tempo parado no carrinho. Sem o chefe do lado, cresce a liberdade para colocar os dados do cartão na tela e fechar a compra.
Bom, aí basta pensar que mais de 9 milhões de funcionários trabalharam de fora do escritório no Brasil e 61% dos brasileiros já compram mais pela internet do que em lojas físicas.
Algumas análises já mostram que essas compras durante o home-office estão gerando bilhões em vendas. Em 2023, foram US$ 375 bi a mais em gastos no e-commerce do que a média registrada antes da pandemia.