Ponte de R$ 204 milhões entre Tocantins e Pará segue fechada por falta de acessos
Uma ponte construída sobre o rio Araguaia, ligando os estados de Tocantins e Pará, está pronta desde o ano passado, mas permanece inutilizada devido à ausência de acessos. A estrutura, que custou R$ 204,2 milhões, ainda depende de um investimento adicional de R$ 28,6 milhões para a construção dos acessos, que estão em fase de desapropriação de terrenos.
Com 1,7 km de extensão, a ponte conecta as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) pela BR-153. Quando liberada, a obra beneficiará cerca de 1,5 milhão de pessoas, facilitando o transporte e a economia local, especialmente no agronegócio e mineração.
Atualmente, a travessia é feita por balsas, com custos que variam de R$ 5,50 para bicicletas a R$ 294 para carretas de 10 eixos. O tempo de espera pode chegar a uma hora, dependendo do fluxo e das condições do rio.
O projeto da ponte foi iniciado em 2017, mas sofreu atrasos e mudanças de cronograma. A previsão atual é que os acessos sejam concluídos no segundo semestre de 2025. Especialistas apontam falhas no planejamento inicial, que priorizou a construção da ponte sem resolver previamente as questões de acesso. [image: Ponte sobre o rio Araguaia]
Com a conclusão da obra, espera-se uma integração multimodal com a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia, reduzindo custos e impulsionando o desenvolvimento regional.
Uma ponte construída sobre o rio Araguaia, ligando os estados de Tocantins e Pará, está pronta desde o ano passado, mas permanece inutilizada devido à ausência de acessos. A estrutura, que custou R$ 204,2 milhões, ainda depende de um investimento adicional de R$ 28,6 milhões para a construção dos acessos, que estão em fase de desapropriação de terrenos.
Com 1,7 km de extensão, a ponte conecta as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) pela BR-153. Quando liberada, a obra beneficiará cerca de 1,5 milhão de pessoas, facilitando o transporte e a economia local, especialmente no agronegócio e mineração.
Atualmente, a travessia é feita por balsas, com custos que variam de R$ 5,50 para bicicletas a R$ 294 para carretas de 10 eixos. O tempo de espera pode chegar a uma hora, dependendo do fluxo e das condições do rio.
O projeto da ponte foi iniciado em 2017, mas sofreu atrasos e mudanças de cronograma. A previsão atual é que os acessos sejam concluídos no segundo semestre de 2025. Especialistas apontam falhas no planejamento inicial, que priorizou a construção da ponte sem resolver previamente as questões de acesso. [image: Ponte sobre o rio Araguaia]
Com a conclusão da obra, espera-se uma integração multimodal com a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia, reduzindo custos e impulsionando o desenvolvimento regional.