Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aquático SP começa a operar nesta segunda-feira sem cobrança de tarifa

Segundo a Prefeitura, transporte hidroviário na Billings vai funcionar inicialmente das 10h às 16h; após testes, tarifa será de R$ 4,40

Prefeitura de São Paulo informou que o Aquático SP, barco que transportará moradores entre os bairros do Grajaú e Pedreira, na zona sul da capital paulista, por meio da Represa Billings, vai começar a operar nesta segunda-feira (13/5), a partir das 10h. O lançamento do transporte coletivo hidroviário terá a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Durante a etapa de operação assistida, segundo a prefeitura, a tarifa será gratuita. Após o período de testes, o valor da passagem será o mesmo do transporte público de ônibus, que é de R$ 4,40. Também será possível fazer integração com os ônibus — para isso, será necessário utilizar o Bilhete Único.

O Aquático SP vai ligar o Parque Mar Paulista Bruno Covas, em Pedreira, até o Terminal Cantinho do Céu, e atenderá, de acordo com a gestão Ricardo Nunes, 385 mil pessoas que vivem nos bairros do Grajaú, Cocaia e Pedreira. A embarcação deve reduzir o trajeto de 1h20, por transporte terrestre, para 17 minutos, ainda segundo a Prefeitura.

Adiamentos

O início da operação acontece após uma série de adiamentos. Além de decisões judiciais que questionavam o impacto ambiental do sistema hidroviário para a represa, a gestão do sistema teve que ser assumida pela Prefeitura após a Transwolff ser alvo de uma investigação do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

De acordo com o MPSP, a empresa de ônibus é suspeita de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e está sob intervenção desde 9 de abril.

O Aquático SP vai funcionar inicialmente das 10h às 16h, com menor capacidade de passageiros (a lotação máxima será de 60 pessoas). A Prefeitura diz que a ampliação dos horários e do número de viagens deve ocorrer gradualmente.